segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Monumental



De cigarro na boca, energia imediata e imediatemente contagiante, Tom Barman entrou em palco e a primeira coisa que disse foi: "Levantem-se!... e obrigado... por não se voltarem a sentar". A palavra de Tom Barman é lei, e assim foi.
Concerto absolutamente incrível o que os dEUS deram ontem numa Aula Magna (previsivelmente) esgotada. Setlist (da qual consegui uma cópia de um dos funcionários que estavam a arrumar o palco) repleta de grandes clássicos como For The Roses, Nothing Really Ends, Serpentine, e a indescritível Suds and Soda, que ao vivo ganha um dimensão arrebatadora. Percorrendo toda a sua carreira, desde The Ideal Crash até Vantage Point (de facto, o concerto começou com a grande "When She Comes Down", ouvindo-se pouco depois a espectacular e envolvente "Slow" e a energética "The Architect").

Um concerto que nunca perdeu o seu poder, com um sempre energético e imparável Tom Barman (autêntico one-man-show, quer seja a dançar a meio de uma música, ou a equilibrar-se nas colunas enquanto canta), apoiado na perfeição pelos restantes e também energéticos membros desta incrível banda (de facto, cheguei até a trocar sinais com Alex Gevaert, baixista da banda). Intercalando de forma perfeita entre músicas mais rock como "Bad Timing", música que vai ao longo dos seus sete minutos crescendo até acabar num frenesim musical espectacular, representado facilmente pelos braços no ar e pelos corpos que não paravam (visão constante nesta noite) e músicas mais calmas como "Nothing Really Ends", balada calma e profunda, nocturna, melancólica que deu a todo o espectáculo um auge de emoção e sentimento que se viria a repetir (com "Serpentine", "For The Roses", "Smoker's Reflect"...).
Sempre poderoso, sempre incrivelmente envolvente, por vezes de uma energia arrebatadora, por vezes de uma emoção também arrebatadora, foi um concerto monumental. Memorável. Absolutamente memorável.

2 comentários:

Loot disse...

Epá que inveja :S

Já me estiveram a contar que foi de facto poderoso e nem outra coisa se esperaria de uma banda como os dEUS que simplesmente não falham ;)

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

João: Foi mesmo um concerto memorável :). Agora é esperar que cá voltem a vir, e quando assim for é logo comprar bilhete. Poucos conseguem dar um espectáculo como eles.

looT: Mas se fosse a ti não me preocupava muito. Eles hão-de voltar cá em breve, até porque parece que daqui a um ano ou menos já editam novo álbum. E tendo em conta a legião de fãs que têm por cá... Foi mesmo um espectáculo incrível, quando cá voltarem voltarei certamente a lá estar.

Um abraço