O
looT desafiou-me a escolher as minhas sete canções favoritas, e a desafiar outras sete pessoas a fazerem o mesmo.
Um top complicadíssimo e obviamente subjectivo. Hoje estarão aqui estas sete músicas. Amanhã estariam aqui outras sete. Ainda assim, as músicas aqui existentes poderiam mudar, mas creio que não as bandas, tirando talvez um ou outro caso.
Apenas as duas primeiras músicas estão por ordem, sendo a que aparece em primeiro a minha música favorita e a segunda a minha segunda favorita. As restantes cinco aparecem em ordem aleatória.
Queen - Bohemian Rhapsody 
Shine On You Crazy Diamond (partes I - II- III; partes IV - V; partes VI - VII; partes VIII - IX... apenas encontrada dividida em partes, mas obviamente feita para ser ouvida toda de seguida)
Absolutamente incrível do início ao fim (todos os seus cerca de 24 minutos...), esta é talvez a música que, em termos emocionais, mais me tocou. Espantoso, tendo em conta que no geral a maior parte da música é orquestral... esta é, pois, a música que mais revela o simples poder do som. O ambiente criado é incrível, os solos de guitarra memoráveis, tal como os de piano. A letra em si é magnífica, do melhor que os Floyd jamais fizeram. Emocionalmente poderosíssima... uma incrível homenagem feita pela banda a Syd Barrett. É complicado falar desta música, dada a sua complexidade em todos os aspectos. É minha música favorita daquele que é, muito possivelmente, o meu álbum favorito de todos os tempos (Wish You Were Here, claro). Uma música incrível, uma composição perfeita em nove partes... que não parecem partes, mas apenas uma enorme, gigantesca, monumental canção, uma elegia a Syd Barrett espantosamente comovente. É a minha favorita dos Pink Floyd. E isso é obviamente dizer que é das melhores de sempre. É a Bohemian Rhapsody que ali está acima... mas é uma preferência mínima. Apenas coloco no top uma música por artista... se assim não fosse, provavelmente tanto os Queen como os Floyd seriam repetentes.
Estas são sem dúvida as minhas duas músicas favoritas. Agora as restantes, sem ordem de preferência.
Joy Division - Atmosphere

6 comentários:
sem qualquer ordem de preferência, e sem muita ponderação à mistura (porque escolher 7 músicas das centenas de milhares que já ouvi até hoje tem de ser assim):
- new dawn fades (joy division)
- ceremony (new order)
- hey! (pixies)
- china girl (the stooges)
- sunday morning (the velvet underground)
- a time to be so small (interpol)
- 10.45 a.m. (elliott smith)
cumprimentos do a new order
correcção: a música de elliott smith chama.se 2.45 a.m.
cumprimentos
Obrigado por teres aceite o desafio :)
E sim é complicado e custa deixar algumas de foras, além de National ainda acrescento os grande Beirut. Acabei se calhar por dar prioridade a algumas canções porque as ouço há mais tempo.
Abraço
Zé: obrigado pela resposta, e boa lista. Teve mesmo de ser moeda ao ar, no meu caso, entre a Atmosphere e a New Dawn Fades...
looT: É um óptimo desafio, ainda que altamente subjectivo... mas é óptimo nem que seja pra ver os gostos de cada um. Mas é como dizes... só sete músicas... é mesmo complicado. Mas agora que olho para a lista, não sei se mudava ali alguma coisa...
Abraço a ambos
Ainda estou a preparar a resposta a isto...
Mas está difícil.
É mesmo um top complicadissimo, e custa muito deixar tantas de fora. E é muito subjectivo... olho agora para o meu e pergunto-me se não deveria tirar dali uma ou outra e substituir... mas enfim. É complicadíssimo, e essa é uma das razões pela qual julgo que é um desafio tão bom. Obriga cada um a rever um pouco o seu historial musical.
Enviar um comentário