quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Desafio: as 7 canções

O looT desafiou-me a escolher as minhas sete canções favoritas, e a desafiar outras sete pessoas a fazerem o mesmo.

Um top complicadíssimo e obviamente subjectivo. Hoje estarão aqui estas sete músicas. Amanhã estariam aqui outras sete. Ainda assim, as músicas aqui existentes poderiam mudar, mas creio que não as bandas, tirando talvez um ou outro caso.

Apenas as duas primeiras músicas estão por ordem, sendo a que aparece em primeiro a minha música favorita e a segunda a minha segunda favorita. As restantes cinco aparecem em ordem aleatória.



Queen - Bohemian Rhapsody










Como já antes havia aqui dito, esta é, de facto, simplesmente a minha música favorita. Perfeita do início ao fim, é simplesmente uma viagem espectacular. Tudo o que poderia de melhor dizer sobre ela já o fiz aqui. Independentemente do dia em que fizesse o top, esta música estaria sempre em primeiro.


Pink Floyd - Shine On You Crazy Diamond


Shine On You Crazy Diamond (partes I - II- III; partes IV - V; partes VI - VII; partes VIII - IX... apenas encontrada dividida em partes, mas obviamente feita para ser ouvida toda de seguida)



Absolutamente incrível do início ao fim (todos os seus cerca de 24 minutos...), esta é talvez a música que, em termos emocionais, mais me tocou. Espantoso, tendo em conta que no geral a maior parte da música é orquestral... esta é, pois, a música que mais revela o simples poder do som. O ambiente criado é incrível, os solos de guitarra memoráveis, tal como os de piano. A letra em si é magnífica, do melhor que os Floyd jamais fizeram. Emocionalmente poderosíssima... uma incrível homenagem feita pela banda a Syd Barrett. É complicado falar desta música, dada a sua complexidade em todos os aspectos. É minha música favorita daquele que é, muito possivelmente, o meu álbum favorito de todos os tempos (Wish You Were Here, claro). Uma música incrível, uma composição perfeita em nove partes... que não parecem partes, mas apenas uma enorme, gigantesca, monumental canção, uma elegia a Syd Barrett espantosamente comovente. É a minha favorita dos Pink Floyd. E isso é obviamente dizer que é das melhores de sempre. É a Bohemian Rhapsody que ali está acima... mas é uma preferência mínima. Apenas coloco no top uma música por artista... se assim não fosse, provavelmente tanto os Queen como os Floyd seriam repetentes.



Estas são sem dúvida as minhas duas músicas favoritas. Agora as restantes, sem ordem de preferência.



Joy Division - Atmosphere








Entre esta e a New Dawn Fades (música cuja parte da letra está ali escrita no topo superior canto direito do blogue), é mesmo atirar moeda ao ar. Foi o que fiz, e ganhou a Atmosphere. Música também emocionalmente poderosa, talvez seja das que mais mostre o quão negro e denso é o rock desta banda. De facto, os Joy Division são simplesmente das minhas bandas favoritas. A sua música muito influenciou as bandas que se seguiriam (desde os Muse aos Radiohead)... mas o seu rock era e é único. A voz de Ian Curtis e as suas letras são únicas e inigualáveis, tal como os inovadores sons de guitarra, de baixo e de bateria. Atmosphere é talvez as das que mais reflectem Ian Curtis e a sua tragédia.



Bob Dylan - Like a Rolling Stone






A minha música favorita de Dylan, provavelmente seria presença constante neste top. Dylan era um poeta e esta é das que músicas que mais reflectem isso. Brilhantemente escrita, e de ritmo perfeito (de facto, na altura em que saíu, muitos chamaram Dylan de traidor, afirmando que este trocou o folk pelo rock... mentalidades de época, enfim), este épico pessoal e algo intímo é a minha favorita do poeta inigualável.



Paranoid Android - Radiohead













Mais uma vez, sinto-me aqui tentado em afirmar que esta é a minha favorita da banda... mas possivelmente noutro dia estaria aqui outra música da banda. Há tantas...
Paranoid Android é talvez das mais exploradoras da banda, com aquela espectacular mudança de ritmo a meio, a voz de Yorke alternando entre o melodioso e o surreal, e a guitarra de Greenwood num autêntico e espectacular frenesim. E o OK Computer é dos meus álbuns favoritos e dos mais marcantes... qualquer que fosse a música da banda que aqui estaria, seria inevitavelmente desta álbum.


David Bowie - Ashed to Ashes











Estava indeciso entre esta, a Heroes, e a Space Oddity... mas acabei por me inclinar mais para Ashes to Ashes. Uma canção espectacular, decididamente das melhores deste grande músico (que muito possivelmente cá virá no próximo ano, ao festival Alive...), de ritmo contagiante, e letra espectacular. Não é por nada que é descrita como sendo a música de 1980 que mais mensagens tem por segundo. É, também, uma própria introspecção de Bowie sobre si mesmo como homem e artista, sendo talvez das mais pessoais do cantor. E tem Major Tom, personagem mística e icónica ( a meu ver). Provavelmente a minha favorita de Bowie.



The Doors - Riders on the Storm














Admito não ter ouvido ainda tudo da banda, mas esta música merece de facto estar aqui. Jim Morrison era um poeta, e os The Doors criavam ambientes como ninguém (a não ser os Floyd, claro), com o seu uso de teclado e guitarra. E Riders on the Storm é mágica. Melancólica, profunda... indescritível. Até agora a minha favorita dos The Doors, e das minhas favoritas de sempre.

Muitas músicas de muitas bandas aqui faltam (The National, Metallica, Arcade Fire, Guns'n'Roses, U2, The Killers...), mas estas são, neste dia, as músicas que estão neste top. Provavelmente, noutro dia seriam outras.

Lanço o desafio a:
A New Order
Gonn 1000
Ouve-se
Toxicidades
Penso Sonoro
Grandes Sons
Brain Dance

6 comentários:

joséreisnunes disse...

sem qualquer ordem de preferência, e sem muita ponderação à mistura (porque escolher 7 músicas das centenas de milhares que já ouvi até hoje tem de ser assim):

- new dawn fades (joy division)
- ceremony (new order)
- hey! (pixies)
- china girl (the stooges)
- sunday morning (the velvet underground)
- a time to be so small (interpol)
- 10.45 a.m. (elliott smith)

cumprimentos do a new order

joséreisnunes disse...

correcção: a música de elliott smith chama.se 2.45 a.m.

cumprimentos

Loot disse...

Obrigado por teres aceite o desafio :)

E sim é complicado e custa deixar algumas de foras, além de National ainda acrescento os grande Beirut. Acabei se calhar por dar prioridade a algumas canções porque as ouço há mais tempo.

Abraço

Gonçalo Trindade disse...

Zé: obrigado pela resposta, e boa lista. Teve mesmo de ser moeda ao ar, no meu caso, entre a Atmosphere e a New Dawn Fades...

looT: É um óptimo desafio, ainda que altamente subjectivo... mas é óptimo nem que seja pra ver os gostos de cada um. Mas é como dizes... só sete músicas... é mesmo complicado. Mas agora que olho para a lista, não sei se mudava ali alguma coisa...

Abraço a ambos

Filipe Marques disse...

Ainda estou a preparar a resposta a isto...

Mas está difícil.

Gonçalo Trindade disse...

É mesmo um top complicadissimo, e custa muito deixar tantas de fora. E é muito subjectivo... olho agora para o meu e pergunto-me se não deveria tirar dali uma ou outra e substituir... mas enfim. É complicadíssimo, e essa é uma das razões pela qual julgo que é um desafio tão bom. Obriga cada um a rever um pouco o seu historial musical.