sábado, 30 de agosto de 2008

Música Ambiente




Talvez tenham raparado que há, mais no fundo da página, debaixo da secção onde se encontram os links para outros blogues, um pequeno leitor de música onde podem ouvir nada mais nada menos que a grandiosa Bohemian Rhapsody, a meu ver a melhor música dos Queen... de facto, é até a meu ver simplesmente a melhor música que ouvi até hoje. Colocaremos, pois, todas as semanas (a cada Sexta-Feira) uma música que pode ser ouvida pelos leitores do blogue. Tentaremos, acima de tudo, escolher músicas de boa qualidade e com algum tipo de relevância (quer seja porque é, a nosso ver, uma das grandes músicas de uma das grandes bandas, ou até porque é de uma banda algo obscura que merece ser ouvida).


A música desta semana é, como já disse, a Bohemian Rhapsody. Música integrante daquele que é frequentemente considerado o melhor álbum da banda de Mercury (falo, pois, de A Night at the Opera), é talvez a mais épica e espectacular (além de experimental) música dos Queen, uma verdadeira viagem musical (nesse sentido, a única música da banda que talvez lhe chegue aos calcanhares é a fabulosa Innuendo). Um enorme sucesso na altura do seu lançamento (inesperado sucesso... Mercury foi até aconselhado a não lançar a música, já que muitos acreditavam que com a sua duração de quase seis minutos esta jamais agradaria ao público), é frequentemente mesmo hoje em dia considerada em sondagens (particularmente na Grã-Bretanha, obviamente) como a melhor música de todos os tempos. Foi também após o sucesso do (excelente) videoclip desta música que se tornou costume para as editoras a realização de videoclips que promovessem as suas bandas. A música veio toda ela da mente de Mercury, que ia gradualmente dirigindo a banda durante a sua gravação (que durou cerca de três semanas).


Poucas músicas (nenhuma...?) seriam melhor como inauguração desta nossa pequena rúbrica.

4 comentários:

Loot disse...

Ora viva Gonçalo então este é o teu novo cantinho.

Sem dúvida que a rubrica começa de uma das melhores maneiras possíveis, dentro do seu género musical "Bohemian Rapsodhy" é sem dúvida uma das melhores canções da história.

Sabes que os Queen vão regressar com um novo álbum? que pensas sobre isso?

Abraço e boa sorte para o novo blog.

Gonçalo Trindade disse...

É mesmo a minha música favorita :).

Sei que vão regressar com um novo álbum (que sairá supostamente a 15 deste mês...), mas o meu interesse não ultrapassa a curiosidade. Creio, muito sinceramente, que grande parte da alma da banda vinha de Mercury. A sua voz, a sua escrita (é verdade que Brian May escreveu também grandes sucessos da banda, mas era Mercury quem mais escrevia)... foi até ele que criou o famoso símbolo da banda. Creio que os Queen, sem Mercury, não são Queen. Tal como após a morte de Ian Curtis os Joy Division deixaram de ser Joy Division e se transformaram em New Order, creio que estes Queen podem ter o mesmo nome... mas não são os Queen. Tenho interesse, obviamente. Nem que seja pelo Brian May, que é dos melhores guitarristas de sempre (o homem toca sem palheta!!). Mas não tenho grandes expectactivas. Que achas tu?

Loot disse...

Quando um vocalista sai de uma banda costuma ser mais complicado não por ele ser o elemento principal (porque não é) mas porque existem mais do que uma pessoa que sabem tocar muito bem instrumentos e vozes similares já é mais complicado de encontrar.

Pessoalmente gosto mais da ideia dos Joy Division, mas se for em bandas com uma curta carreira ou principalmente quando o géneros e vai manter percebo que não faça muito sentido mudar o nome.
Os joy division nada têm a ver com os New Order até muita gente nem sabe que são as mesmas pessoas. este foi sem dúvida um dos casos mais interessantes neste assunto.
Já os Sneaker Pimps quando mudaram de vocalista só tinham um álbum e mantiveram o mesmo estilo, acho que não fazia sentido mudarem de nome.

No caso dos Queen têm o problema de ter um legado enorme e por isso comparações irão sempre ser feitas e dedos apontados. Talvez um novo nome fosse benéfico.
De qualquer das maneiras estou de braços abertos para os ouvir não espero nada ao nível do tempo de Mercury mas também não me vou fechar ao seu novo trabalho só porque mudaram de vocalista.

Comprei há cerca de um ano por 2 euros na fnac um álbum dos INXS com um novo vocalista (nem sabia que existia). Até gostei mas prefiro muito mais o Michael hutchence.

abraço

Gonçalo Trindade disse...

Acho que um novo nome seria mesmo benéfico. É como dizes, as comparações serão inevitáveis e muitos já começam a duvidar da ideia antes sequer do álbum ter saído. Estou muito curioso em relação ao que vão fazer agora, mas não é algo que anseio muito...

Mas acho que devemos ter de facto todos uma mente aberta e dar sem dúvida uma oportunidade a este novo álbum. Seria uma idiotice não o fazer.

Não sabias tu da existência desse álbum dos INXS e eu só fiquei a saber agora... com sorte está a um preço parecido ou na fnac ou em algum site... Sei obviamente da trágica morte de Hutchence, mas não sabia de tal álbum.


Abraço