terça-feira, 16 de setembro de 2008

Faleceu fundador da mítica banda inglesa Pink Floyd

Richard William Wright, nascido a 28 de Julho de 1943, teclista e um dos fundadores dos Pink Floyd, faleceu segunda-feira dia 15 de Setembro, vítima de cancro.



No Colégio de Arquitectura do Regent Street Polytechnic, conheceu Roger Waters e Nick Mason e com eles e outros alunos da mesma escola formou os Sigma 6, a primeira de uma série de efémeras formações que iriam dar origem, em 1965, aos Pink Floyd.
Wright fez parte dos Pink Floyd até 1979, quando desentendimentos com Roger Waters durante as gravações de The Wall o forçaram a sair (…).

Oficialmente readmitido para a digressão que se seguiu, volta a ser membro de pleno direito em Delicate Sound Of Thunder (1988), The Division Bell (1994 - cuja "tournée" passou por Portugal a 22 e 23 de Julho, no estádio de Alvalade) e Pulse (1995).

Tal como todos os outros músicos dos Pink Floyd, Wright foi editando, ao longo dos anos, discos a solo: em 1978 Wet Dream, em 1984 Identity e em 1996 Broken China (…)
O seu lugar na história da música foi construído e ficará para sempre dentro dos Pink Floyd, para cujo som ele tanto contribuiu.

Desde os primeiros dias da banda que Wright se assumiu não apenas como teclista e frequente vocalista, mas como compositor, tendo assinado músicas emblemáticas como os singles "Paintbox", (…) "Remember A Day" e, a mais famosa de todas, "The Great Gig In the Sky" (de The Dark Side Of the Moon, 1973).

No próximo dia 22 está prevista a edição de Live in Gdansk (…) do último concerto da digressão. Será o primeiro disco póstumo de Richard Wright.



Fonte: Expresso (texto com supressões)

Sem comentários: